No estudo de fundamentos de enfermagem frequentemente escutamos falar sobre a cianose. Sabemos o que é, mas quais situações acontecem a cianose? Você sabe?
A cianose é quando a pele, a região perioral, o leito ungueal e mucosas apresentam uma coloração azulada devido a oxigenação insuficiente (saturação de oxigênio está reduzida)(Michaelis, s/ano)
Na pele escura a cianose nos lábios e língua tem tom acinzentado (Hockenberry e Wilson, 2014)
O oxigênio pode ser transportado no sangue de duas formas: dissolvido ou ligado à hemoglobina. O oxigênio dissolvido é insuficiente para as demandas metabólicas dos tecidos, logo o transporte por hemoglobina é importante. A hemoglobina, quando em seus valores normais, aumenta em 70 vezes a capacidade de transporte de oxigênio do sangue. Para a hemoglobina se ligar ao oxigênio ela tem que ter presente o ferro. Quando está ligada ao oxigênio, ela passar a ser chamada de oxiemoglobina, e sem a presença de oxigênio desoxiemoglobina (Constanzo, 2015; Constanzo 2014).
A cianose é causada devido a grande quantidade de hemoglobina desoxigenada nos vasos e capilares cutâneos. Alguém que tenha anemia dificilmente vai apresentar cianose porque não tem hemoglobina suficiente. Já uma pessoa com policetemia vera tem uma grande quantidade de hemoglobina que pode ficar desoxigenada, o paciente pode aparecer cianótico mesmo estando adequadamente oxigenado. (Hall, 2011;Hockenberry e Wilson, 2014)
Classificada em: localizada ou periférica, generalizada ou central. Quando fica aparente, geralmente, a cianose apresenta saturação do oxigênio arterial de 80% a 85%.(Hockenberry e Wilson, 2014).
A cianose central tem como causas: redução da saturação arterial de oxigênio ( altitudes elevadas, declínio da função pulmonar -hipoventilação, alterações anatômicas vasculares e redução da afinidade da hemoglobina pelo oxigênio) e anomalias de hemoglobina (carboxiemoglobinemia, sulfemoglobinemia e metemoglobinemia). A cianose periférica tem como causas: o frio, redução do débito cardíaco, oclusões arteriais e venosas e fluxo sanguíneo resdistribuído (Rosa et al, 2019).
Logo a cianose deixe a pele e mucosas, geralmente, na cor azul, porém isso pode variar de acordo com o tom de pele e a quantidade de hemoglobina. A anemia é uma condição que o paciente não apresenta cianose, mas na policetemia vera conseguimos observar. Podemos observar a cianose e ser uma resposta normal quando somos expostos ao frio, devido a diminuição do fluxo sanguíneo na periferia do corpo (nas mãos ou nos pés ou até mesmo no lobo da orelha).
Referências
HOCKENBERRY, Marilyn J.; WILSON, David. WONG: Fundamentos de enfermagem Pediátrica, 2014, 9ª edição, pag 356.
Dicionário Michaelis, s/ano. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?id=EGak. Acesso em: 25 de setembro de 2020.
CONSTANZO, Linda S. Fisiologia. Editora Guanabara Koogan, 2015, 6ª edição, cp 4, pag 179.
CONSTANZO, Linda S. Fisiologia. Editora Guanabara Koogan, 2014, 5ª edição, cp 5, pag 389.
HALL et al, 2011. Tratado de Fisiologia Médica. Editora Elsivier, edição 12, cap 42, pag 569.
ROSA et al. Sintomas e sinais na prática médica: consulta rápida. Art med Editora, 2ª edição, capitulo 2, 2019 . Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=MH2GDwAAQBAJ&pg=PT407&dq=baqueteamento+digital&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjzgpLK5v_rAhVrHrkGHQnRDHsQ6AEwBnoECAYQAg#v=onepage&q=baqueteamento%20digital&f=false. Acesso em: 25 de setembro de 2020
Brasil, 2010. caderno de atenção básica: Doenças respiratórias crônicas. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_respiratorias_cronicas.pdf. Acesso em: 23 de setembro de 2020
Comentários
Postar um comentário