No início da pandemia do COVID-19, todos pensávamos sobre o uso de máscara, usar ou não. Um tempo depois, saiu em vários jornais reportagens que diziam que o uso de máscara era obrigatório.
Segundo o Governo de São Paulo (04 de maio de 2020):
O Governador João Doria anunciou, nesta segunda-feira (4), a obrigatoriedade do uso de máscara em todo o estado por pessoas que circularem em espaços públicos, a partir de quinta-feira (7).
Segundo o G1 (23 de abril de 2020):
Entrou em vigor no Município do Rio, nesta quinta-feira (23), o decreto do prefeito Marcelo Crivella prevendo o uso obrigatório das máscaras de proteção. O objetivo da medida é conter a disseminação do novo coronavírus.
Segundo o Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro - Decreto Rio nº 47.375 de 18 de abril de 2020:
Art 1º J - Fica considerado obrigatório o uso de máscaras facial não profissional durante o deslocamento de pessoas pelos bens públicos do Município e para atendimento em estabelecimentos com funcionamento autorizado (...)
Observamos que nas ruas encontramos pessoas usando máscaras caseiras, máscaras cirúrgicas e N95 ou PFF2. Qual máscara deve ser usada ?
Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) cita que a OMS (08 de abril de 2020) :
(...) reforçar que as máscaras cirúrgicas e respiradores, como N95, devem ser priorizadas para profissionais de saúde.
A OPAS também cita:
"(...) o uso de máscaras cirúrgicas é recomendável para pessoas que apresentam sintomas e aquelas que estão cuidando de um paciente com COVID-19, além dos profissionais de saúde".
Segundo ANVISA (12 de maio de 2020):
É importante ressaltar que as máscaras cirúrgicas e os respiradores N-95 devem ser reservados aos profissionais de saúde.
Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) (18 de junho de 2020:
As máscaras cirúrgicas (ou médicas) podem proteger as pessoas que a usam de serem infectadas e impedir que aqueles que apresentam sintomas espalhem o vírus. A OMS recomenda que os seguintes grupos usem máscaras médicas:
- Trabalhadores de saúde
- Qualquer pessoa com sintomas sugestivos de COVID-19, incluindo pessoas com sintomas leves
- Pessoas que cuidam de casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 fora das unidades de saúde
- Máscaras cirúrgicas também são recomendadas para os seguintes grupos de risco, quando estão em áreas de transmissão generalizada e não podem garantir uma distância de pelo menos 1 metro de outras pessoas:
- Pessoas com 60 anos ou mais
- Pessoas de qualquer idade com comorbidades de base, como doença cardiovascular ou diabetes, doença pulmonar crônica, câncer, doença cerebrovascular e imunossupressão.
As máscaras cirúrgicas são descartáveis e não podem ser limpas ou desinfetadas para uso posterior e, quando úmidas, perdem a sua capacidade 8 Perguntas e Respostas Pedidos de informação recorrentes sobre COVID-19 recebidos pela Gerência Geral De Tecnologia em Serviços De Saúde de filtração. As máscaras devem ser descartadas sempre que estiverem sujas ou úmidas.
Segundo ANVISA (12 de maio de 2020):
O respirador N95/com filtro PFF2/P2 retém gotículas e é feito para proteger o trabalhador contra aerossóis contendo vírus, bactérias e fungos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia (30 de abril de 2020):
(...) com a escassez dos equipamentos de proteção individual (EPI) em face da pandemia, avalia-se o uso das máscaras de pano. Porém, em serviços de saúde, elas não devem ser usadas sob qualquer circunstância (...) "para a população que necessita sair de suas residências, a máscara de pano pode ser recomendada como uma forma de barreira mecânica. (...) O uso da máscara de tecido deve ser individual, não devendo ser compartilhado.
Começamos a usar máscara diariamente, mas será que as pessoas sabem quanto tempo devem usar cada tipo de máscara?
Segundo BARBOSA; GRAZIANO (2006) :
Este estudo demonstrou que as máscaras cirúrgicas descartáveis com BFE a 95% são barreiras microbianas eficientes até o tempo de uso (...) a eficácia da filtração bacteriana diminui significativamente após 4 horas.
Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia (30 de abril de 2020):
(...) sempre que possível, o uso da máscara cirúrgica durante a permanência do profissional no serviço de saúde ou hospital. Ademais, é desejável que as máscaras sejam trocadas por ocorrência de sujidade ou excesso de umidade.
Segundo ANVISA (26 de maio de 2020):
A Anvisa não determinou um tempo específico para a utilização desse tipo de máscara; (...)devido ao aumento da demanda causada pela emergência de saúde pública da COVID19, as máscaras de proteção respiratória (N95/PFF2 ou equivalente) poderão, excepcionalmente, ser usadas por período maior ou por um número de vezes maior que o previsto pelo fabricante, desde que sejam utilizadas pelo mesmo profissional e que sejam seguidas, minimamente, algumas recomendações que estão descritas na própria nota Técnica.
O uso da máscara caseira ou artesanais, segundo ANVISA (12 de maio de 2020):
(...) a máscara é de uso individual e, portanto, não deve ser compartilhada. Além disso, ela deve ser usada por um período de poucas horas, quando, de fato, houver necessidade de sair de casa, e sempre respeitando-se a distância entre as pessoas.
Conclui-se, que o uso de N95 ou PFF2 é somente para profissionais de saúde. Já o uso de máscara cirúrgica é para profissionais, pessoas com sintoma de Covid-19 e pessoas dentro do grupo de risco. A máscara de pano ou artesanais devem ser usadas por todos, devido ao decreto (isso pode variar de acordo com o município, estado e o país). Temos que atentar para outros cuidados, além do uso da máscara de pano que deve ser individual e não pode ser compartilhada, devemos higienizar as mãos adequadamente (usando água e sabão, sempre que possível ou quando as mãos estiverem sujas, caso não possa lavar as mãos leve álcool em gel e não deixe de usar), não levar a mão a boca, nariz ou olhos; só sair na rua se for necessário, usar a máscara de maneira correta (cobrindo boca e nariz), limpar todos os itens trazidos da rua, separar o sapato da rua e se possível deixar do lado de fora de casa e lavar as roupas que veio da rua separadas. Quanto ao tempo de uso de máscara cirúrgica, o máximo é 4 horas, mas devem ser trocadas quando estiverem úmidas ou sujas, e após o uso devem ser descartada. A N95 ou PFF2 não tem tempo especifico de uso, mas deve-se atentar as orientações do fabricante. A máscara de pano deve ser usada por poucas horas, não devemos tirar enquanto estivermos na rua, e deve ser trocada sempre que estiver úmida ou suja.
Referências:
Governo do Estado de São Paulo. Governo de SP determina uso obrigatório de máscaras em todo o estado. Disponível em:https://www.saopaulo.sp.gov.br/noticias-coronavirus/governo-de-sp-determina-uso-obrigatorio-de-mascaras-em-todo-o-estado/
G1 - Rio de Janeiro. Uso de máscara será obrigatório na cidade do Rio a partir de 23 de abril; estabelecimentos pode, ser multados. Disponível em:
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/04/18/decreto-preve-multa-a-servicos-essenciais-no-rio-que-permitam-entrada-de-pessoas-sem-mascaras.ghtml
G1 - Rio de Janeiro. Uso de máscara será obrigatório na cidade do Rio a partir de 23 de abril; estabelecimentos pode, ser multados. Disponível em:
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/04/18/decreto-preve-multa-a-servicos-essenciais-no-rio-que-permitam-entrada-de-pessoas-sem-mascaras.ghtml
Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Covid-19: OMS atualiza guia com recomendações sobre uso de máscara. Disponível em:
Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Folha informativa - COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875#mascaras
BARBOSA; GRAZIANO, 2006. Influência do tempo de uso na eficácia de máscara cirúrgica descartáveis como barreira microbiana. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-83822006000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en
ANVISA, 2020. Covid-19: tudo sobre máscaras faciais de proteção. Disponível em:
Sociedade Brasileira de Infectologia, 2020. Nota de Esclarecime to (uso de máscaras na pandemia de COVID-19). Disponível em: https://www.infectologia.org.br/admin/zcloud/125/2020/04/315bbca2eb7a3b1279d82292bfb22c71f80ff4d2bb8ee385156359b10fedf392.pdf
ANVISA, 2020. Perguntas e respostas. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/219201/5764725/Perguntas+e+respostas+-+2+edi%C3%A7%C3%A3o/b17ce39e-33c1-46c1-a6c0-77eae3226846
Comentários
Postar um comentário